Impressos

Como produzir uma impressão de qualidade?

Publicado em
189

Nem todos são arte finalistas, mas é super importante saber como produzir uma impressão que esteja no nível de seu trabalho, ou seja, no mínimo perfeita. Para isso é bom saber algumas etapas essenciais, e que fará total diferença no resultado final.

Veja nossas dicas!

Confira o tamanho do texto

Muitas vezes seu texto pode parecer ter um tamanho ótimo na tela, mas impresso na folha pode não ter leitura. Então é bom imprimir para saber como vai ficar.

Ajuste o perfil de cores

As cores do monitor podem te enganar. A dica aqui é ajustar o perfil de cores CMYK nos programas que você usa, como Photoshop, Illustrator e Indesign. Todas as imagens devem estar no perfil CMYK.

Qualidade na resolução

É importantíssimo ter um resolução boa das imagens. O ideal e mais usado é 300dpi, mas cuidado para não “estourar” a foto e estragar tudo. Creio que o tamanho mínimo recomendado é de 200dpi. Se possível imprima para conferir a qualidade.

Cortes e sangrias

As marcas de cortes vão mostrar pra gráfica onde as páginas devem ser cortadas, e é importante sempre deixar uma sangria de pelo menos 10 mm (alguns dizem que 5 mm já é o suficiente) de cada lado da arte. Desse modo terá uma margem de segurança, evitando o aparecimento de filetes brancos.

Os tipos de papéis

É bom ficar atento nos diferentes tipos de papéis, pois podem produzir resultados diferentes do que você imaginava. Papéis brilhantes dão um resultado bem mais vivo que os papéis não-revestidos. É bom se informar com a gráfica.

Peça o teste de provas

A maioria das gráficas fazem, e é uma etapa importante. O teste de provas é crucial para você checar a impressão em todos os sentidos, olhar a qualidade de cores, resolução, textos, cortes e qualquer tipo de erro que a impressão tenha. É a última chance de achar algum errinho que passou despercebido.

São essas as dicas. E qualquer outra questão que venha a ter sobre a impressão de seu trabalho, pergunte para nós! Uma dúvida bem esclarecida pode ser valiosa para o resultado final.

Posted in ImpressosTagged ,

Leia também: