Varejo

Degustação a ação promocional de baixo custo

Publicado em
131

Quem nunca foi ao supermercado e experimentou algo que levou pra casa mesmo sem estar em sua lista de compras, que atire a primeira moeda…

Assim funcionam as degustações. Uma forma de impulsionar a venda de algum produto, principalmente àqueles que oferecem aromas marcantes, afinal quem não se encanta com o cheiro de um café recém-coado?

Hoje em dia é comum a indústria oferecer esse tipo de produto como bonificação para que seja degustado, e mesmo que não consiga isso sem custo através de uma bonificação é legal e vale o investimento (diga-se de passagem, a baixo custo).

Imagina a cena: um sábado a tarde, o movimento do açougue está meio caidinho e de repente aquele cheiro de churrasco, alinhado com uma exposição bem feita de carnes, perto do carvão, da cerveja, bingo!!! Venda certa!

Esse tipo de ação agrada o cliente e acaba incentivando a levar coisas que ele não tinha intenção de comprar, pode ser um biscoito, macarrão, queijo, tapioca, iogurte… Literalmente qualquer produto.

Quando o cliente não conhece o produto, fica em dúvida se vale ou não o valor da etiqueta e se não irá se arrepender da compra, muitas vezes nem tira o produto da gôndola. Quando há degustação e o cliente gosta do resultado, vai pelo menos considerar o produto em sua lista.

A ação com degustação tem baixo custo, o que permite que ela seja feita com frequência e diversos produtos. Separe as melhores frutas, faça todo o procedimento de retirada (para não virar quebra) e corte, ofereça aos clientes, mostre que seu hortifrúti tem sabor. A degustação nos permite ampliar esse leque, estenda isso à padaria em produtos de giro menor, dê a oportunidade de seus produtos serem provados e aprovados.

É muito comum que em épocas sazonais como natal e páscoa algumas empresas coloquem mais promotores nas lojas para auxiliar o cliente na tomada de decisão em relação a ou produto ou outro. Esse tipo de ação pode ocorrer o ano inteiro, com a parceria certa, inicia-se um ciclo de ganha-ganha, o comércio ganha, a indústria ganha e o cliente ganha. Mas atenção: é preciso cuidado, o cliente não pode se sentir intimidado no momento da degustação, ele tem que achar que essa abordagem foi feita exclusivamente para ele.

Converse com o time Maples. Criamos estratégias, campanhas e ações personalizada para você degustar os melhores RESULTADOS!

Posted in Varejo

Leia também: