Curiosidades

Experiência de compra: o cliente compra por que gosta da sua loja ou por que é barato?

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No varejo temos sempre aquela questão: Oferta ou Margem?

É uma pergunta que persegue qualquer gestor operacional.

E se o texto de hoje mostrar que é possível fazer as duas coisas? Vamos lá?
A forma como sua empresa se posiciona no mercado é extremamente importante, todos sabem, com o público definido fica fácil saber em quais frentes atuar e trabalhar, desde ofertas até produtos de compra por impulso, commodities, enfim.

Definir público e criar uma estratégia fará toda diferença. Desde o menor custo e mais RESULTADO com ações objetivas e focadas em determinados objetivos. Criar campanhas de anúncios que converta em contatos, vender mais, divulgar mais, consolidar a marca em determina área ou até país? Fazer é relativamente simples, acertar e obter retorno é bem mais complexo e necessita do apoio de profissionais com experiência na área.

Oferta é importante sempre, atrai o cliente e faz a venda acontecer, mas reter esse cliente é o fator mais importante. Avalie o atendimento, disposição de produtos e limpeza da loja. O cliente está sempre em busca de bons preços, mas principalmente quer se sentir em um ambiente confortável, seguro, receber atendimento cordial e produtos adequados para consumo. A EXPERIÊNCIA de compra como um todo fideliza e torna e retém o cliente.

Quando focamos somente em promoção, atrai-se somente esse público, aqueles que não estão na loja com foco em compra de abastecimento e sim de oportunidade. Isso faz com que a margem de lucro não seja saudável, torna-se necessário muitos itens em oferta impactando na diminuição do ticket médio.

Mas o que fazer então? Seguem mais algumas dicas:

– Esteja atento ao período do mês, que normalmente é composto por 3 fases:

1º período – entre o 1º e o 5º dia útil (conhecido como semana abastecedora, pode variar entre o dia 01 e dia 10) – foque em produtos de valor agregado, normalmente nesse período os clientes estão com um pouco mais de disposição em investir em produtos de marca com qualidade superior e às vezes disposto a experimentar lançamentos e novidades. É a semana em que se têm os melhores resultados de vendas na maioria dos estabelecimentos. Normalmente compras de abastecimento.

2º período – após o 5º dia útil – começa um período de menos movimento abastecedor e passa a ser mais de reposição, invista em produtos de 1º preço (marcas menos conhecidas) e combate (concorrente direto do produto em oferta), desta forma valoriza a margem, sem deixar atender a demanda de oferta.

3º período – Virada de voucher, muito comum no mercado hoje, os vales tem data padrão de virada entre os dias 25 e 31 de cada mês, aproveite para divulgar que o estabelecimento está apto a receber essas formas de pagamento.

No jornal de ofertas (já falamos um pouco sobre essa ferramenta aqui: (Seu tabloide mais vendedor!) explore ofertas que chamem o cliente para dentro da loja, utilize o espaço para mostrar um pouco do seu mix de ofertas e seja objetivo na comunicação.

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