Curiosidades

MapleSyrup: O xarope tradicional do Canadá mais famoso do mundo

Publicado em
349

Da seiva da árvore de Maples é produzido o xarope de bordo ou xarope de ácer, consumido principalmente com torradas e as panquecas tradicionais.

A redução é uma técnica muito utilizada na cozinha, e suas principais funções são engrossar e concentrar o sabor de determinado produto. Técnica hoje que está em alta, já é feita a milhares de anos com o xarope mais famoso do mundo, o Maple Syrup. Proveniente da árvore mais famosa do Canadá, que tem menção na bandeira do país, o Maple Syrup contém sabor único por ser um produto natural.

Tudo começou quando um nativo voltando de sua caçada jogou seu machado em uma “maple tree”, e imediatamente começou a escorrer uma seiva sobre o tronco, partindo do corte que foi feito. Colhida pelo nativo, a seiva foi levada para a sua mulher cozinhar, sendo que ambos achavam que era apenas água. Ao usar no cozimento da carne, e após ferver, a água evaporou e ficou apenas o xarope, formando uma crosta melada na carne, dando um sabor doce para a comida.

Com um consumo mundial enorme, o Maple Syrup original é feito em Vermont (Canadá), mas também existem pontos de produção nos EUA. Hoje o Canadá engloba 83% da produção do xarope de bordo no mundo. O seu preço é relativamente alto, mas é justificado por ser algo diferenciado e natural.

Seja nas panquecas, nos “waffles”, nos pratos salgados, ou até mesmo naqueles pratos ”sem tempero”, lembre-se sempre: O Maple Syrup será uma ótima companhia para agregar um sabor único e inesquecível. Que tal começar logo cedo, pelo café da manhã? 😉

Leia também: