Curiosidades

O que é Maples?

Publicado em
494

A folha de Ácer (ou Maple): O símbolo mais importante do Canadá 🍁

Ácer – “maple tree” (Bordo) está associada ao país desde 1868 e introduzida à bandeira nacional em 1965. “#Maple” é o nome de aproximadamente 150 espécies de árvores e arbustos pertencentes ao gênero Ácer.

A Acer é um gênero botânico pertencente à família Aceraceae, podendo ser denominada com o nome comum de bordo. Pode ser uma árvore ou arbusto. Existem aproximadamente 128 espécies, a maioria das quais são nativas da Ásia, mas várias espécies também ocorrem na Europa.

As diferentes espécies de bordo ou são classificadas numa família própria, a Aceraceae, ou (juntamente com a Hippocastanaceae) incluídas na família Sapindaceae. Classificações modernas, incluindo a classificação do Grupo de Filogenia de Angiospermas, favorecem a inclusão em Sapindaceae.

A palavra ácer deriva de uma palavra latina que significa “agudo” (referindo-se às pontas características das folhas) e foi empregada pela primeira vez para o gênero pelo botânico francês Joseph Pitton de Tournefort em 1700.

Bandeira nacional do Canadá

A bandeira nacional do Canadá, também conhecida como a folha de Bordo ou a Folheada, é uma bandeira formada por uma tribanda vermelha nas pontas e branca no centro, no meio da qual está uma folha de bordo estilizada com onze pontas. Ela é a primeira bandeira nacional canadense especificada por lei e fez sua primeira aparição pública oficial em 15 de fevereiro de 1965; a data é atualmente celebrada como o Dia da Bandeira Nacional.

Várias outras bandeiras criadas para o uso de oficiais canadenses, órgãos governamentais e forças militares ainda contam com a Bandeira da União ou com tema da folha de bordo de alguma maneira, seja com a bandeira colocada no cantão ou pela inclusão de folhas no desenho.

Posted in Curiosidades