Internet

Afinal, o que é site responsivo?

Publicado em
971

Sabe o que é, e qual a função, do Responsive Design? Nos dias de hoje é imprescindível saber.

Desde que os sites deixaram de ser visualizados somente através do computador, surgiu a necessidade de adaptá-los para a variedade de dispositivos que apareceram e tomaram grande parte dos acessos. Já imaginou como seria complicado desenhar tantas versões de um mesmo site para que ele suprisse cada uma dessas plataformas?

O Responsive Design foi a resposta técnica para essa pergunta! Aos invés de desenhar, programar um site de maneira que seus elementos se adaptem automaticamente à tela do dispositivo no qual é acessado.


Entre (tantas) outras coisas um design responsivo inclui:

• Adaptar o layout da página à resolução em que está sendo visualizada, bem como o tamanho de botões e links para interfaces touch, onde o ponteiro do mouse é o dedo do usuário.

• Redimensionar as imagens automaticamente para que se enquadrem à tela e para que não sobrecarreguem a transferência de dados, no caso de um celular.

• Simplificar elementos da tela para dispositivos móveis, uma vez que o usuário, normalmente, tem menos tempo e atenção durante a navegação.

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.


Mas afinal, o que é um site responsivo?

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Em smartphones a navegação e experiência do usuário fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo ou resolução.

Um site responsivo custa mais caro?

No geral esta tecnologia está presente nas agências de desenvolvimento e não é cobrado valores a mais para o seu uso na criação dos websites.

Eu preciso atualizar meu site para responsivo?

Sem dúvidas. O Google está lançando uma campanha chamada #MobileMadness onde a partir de 21 de abril a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.


Vale lembrar que esta é uma maneira bastante sucinta de falar sobre Responsive Design e que existem muitos pontos a ser considerados em um projeto 😉


Exemplos de sites responsivos criados pela Maples:

Leia também: