Uma marca forte precisa estar preparada para enfrentar diversos desafios e transformações ao longo do tempo. Todo empresário sabe da importância da construção e da consolidação de uma imagem corporativa, por meio de uma marca que tenha personalidade e estilo, que dialogue diretamente com o seu público e transmita os principais valores e diferenciais da empresa.
No entanto, com o passar dos anos, é importante viver o processo de revitalização da marca, uma renovação visual que permite que a empresa se mantenha atualizada, com uma linguagem contemporânea e profissional.
Um gestor de visão e talento é aquele capaz de acompanhar o desenvolvimento da sua empresa para escolher o melhor momento para essa mudança — utilizando-a em favor do fortalecimento da marca e otimizando os resultados. Sim, porque uma transformação na marca da empresa (seja ela sutil ou radical) é carregada de significados e mensagens para o público e, por isso, precisa ser feita com atenção, planejamento e sabedoria.
Entenda tudo sobre o processo de renovação de uma marca e decida se já está na hora de modernizar o seu logotipo:
Por que modernizar?
As razões para modernizar um logotipo são várias, mas independente dos motivos que te levaram a essa decisão, é importante que a transição seja feita com um bom planejamento e com o acompanhamento de uma equipe de profissionais especializada no assunto, um time de designers e comunicadores que vai ser capaz de oferecer as melhores soluções e estratégias para a sua empresa.
Acompanhe as mudanças
É muito comum que, com o tempo e as mudanças cada vez mais rápidas na sociedade, as marcas fiquem um pouco ultrapassadas. Alguns traços e desenhos, estilos de fonte (o tipo de letra) e efeitos visuais, como o degradê ou o tipo de traço de uma ilustração, são bem datados e característicos de determinadas épocas e acabam trazendo consigo informações temporais, deixando todo mundo saber que foram criados em um ou outro momento.
Nesses casos, o processo de revitalização pode até ser bem sutil, possibilitando que a mensagem transmitida pela empresa não fique ultrapassada. O reconhecimento do público continua o mesmo — muitas vezes, as pessoas nem conseguem dizer exatamente o que mudou, mas percebem que a marca está mais moderna, atual e bonita. Isso é ótimo!
Conquistar novos públicos e mercados
Ao longo da trajetória de uma empresa de sucesso, os gestores e líderes podem perceber a necessidade de ampliar a sua área de atuação, conquistando novos mercados e dialogando com um novo tipo de público e cliente. Essa decisão precisa ser acompanhada de uma avaliação da marca da empresa: o logotipo funcionará bem no novo mercado? Ele é capaz de transmitir as informações importantes dessa nova atuação e dialogar com o novo perfil de público?
Nesses momentos é possível verificar a necessidade de uma mudança, de um ajuste que será capaz de ampliar o potencial vendedor da marca — e aí, a modernização deve ser feita sem medo, pois virá acompanhada de uma série de novas conquistas.
Marque um momento histórico
Qual a grande empresa que está presente no mercado há anos que nunca viveu momentos determinantes, essenciais e históricos? Essas datas podem representar um convite para uma mudança visual, uma modernização da marca.
Esses momentos podem ser uma alteração de nome, a incorporação de uma outra empresa, uma internacionalização. São processos de crescimento e consolidação no mercado que vão entrar para a história da organização e podem ser o marco inicial de uma empresa mais contemporânea, profissional e moderna.
Cabe ao gestor observar com atenção os passos da sua empresa, estando aberto para transformações que vão lhe agregar valor e aumentar o vínculo com seu público.
Quem já fez?
Podemos citar uma infinidade de empresas que passaram por processos bem-sucedidos de modernização de suas marcas, pelas mais diversas razões, mas sempre com um impacto muito positivo nos seus resultados e na percepção do público.
Para começar no mundo digital, e falando de mudanças sutis, que têm o objetivo de adequar a linguagem da marca aos tempos modernos, podemos observar a marca do GOOGLE, que é a mesma em sua essência, desde 1996, mas que já passou por vários pequenos ajustes, sendo hoje bem mais leve, dinâmica, moderna e hoje a marca é mais elegante e clean. Outras empresas com mudanças discretas ao longo dos anos são a Pepsi e o Carrefour.
Como modernizar um logotipo?
Ótimo! Você já sabe tudo o que precisa e percebeu que está sim na hora de modernizar o seu logotipo. E agora? É hora de iniciar uma parceria com um profissional preparado e que já passou por processos de revitalização.
Esse profissional vai ter longas conversas com você e a sua equipe, para entender quais são os motivos da mudança, as expectativas e as funções que a nova marca deve cumprir. Mas é preciso lembrar que o redesenho da marca é só uma das etapas do trabalho. Depois disso, é importante que vocês definam um plano de comunicação, informando ao público da nova fase da empresa, comunicando as conquistas e fazendo um intenso trabalho para mostrar que a sua empresa está cada vez melhor e que a nova marca traduz esse momento. Lembre-se que a personalidade, a visibilidade e o reconhecimento do público são fatores essenciais para o seu sucesso.
E aí? Hora de modernizar o seu logotipo? Você já tem todas as coordenadas e orientações, e já está ciente dos benefícios. Agora, só falta trabalhar em parceria com uma empresa que entende tudo do assunto e que vai te apresentar soluções encantadoras e eficientes. Fale com a Maples e vamos iniciar uma nova era para sua marca e seu negócio!